É imprescindível que haja coerência entre a formação oferecida e a prática esperada do futuro professor
Formação SESI Matemática em Taguatinga, DF.
A simetria invertida
A preparação do professor tem duas peculiaridades muito especiais: ele aprende a profissão no lugar similar àquele em que vai atuar, porém, numa situação invertida. Isso implica que deve haver coerência entre o que se faz na formação e o que dele se espera como profissional. Além disso, com exceção possível da educação infantil, ele certamente já viveu como aluno a etapa de escolaridade na qual irá atuar como professor.
O conceito de simetria invertida ajuda a descrever um aspecto da profissão e da prática de professor, que se refere ao fato de que a experiência como aluno, não apenas no cursos de formação docente, mas ao longo de toda a sua trajetória escolar, é constitutiva do papel que exercerá futuramente como docente.
A compreensão desse fato evidencia a necessidade de que o futuro professor experiencie, como aluno, durante todo o processo de formação, as atitudes, modelos didáticos, capacidades e modos de organização que se pretende venham a ser concretizados
nas suas práticas pedagógicas. Nesta perspectiva, destaca-se a importância do projeto pedagógico do curso de formação na criação do ambiente indispensável para que o futuro professor aprenda as práticas de construção coletiva da proposta pedagógica da escola onde
virá a atuar.
A consideração da simetria invertida entre situação de formação e de exercício não
implica em tornar as situações de aprendizagem dos cursos de formação docente
mecanicamente análogas às situações de aprendizagem típicas da criança e do jovem na
educação média. Não se trata de infantilizar a educação do professor, mas de torná-la uma
experiência análoga à experiência de aprendizagem que ele deve facilitar a seus futuros
alunos.
Fonte: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação
Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/009.pdf
Formação SESI Matemática em Cabo Frio, RJ.
A Sala SESI Matemática tem servido como ambiente de formação, e lócus de prática de Simetria Invertida, uma vez que os encontros de formação tem sido realizados no mesmo ambiente, com a mesma atmosfera de seu dia a dia de trabalho.

Comentários
Postar um comentário